topo_apada

Associação de Pais e Amigos de Deficientes Auditivos do Estado da Bahia

Centro de Atendimento Educacional Especializado Marizanda Dantas (CAEE):

centro_educacional

O Centro de Atendimento Educacional Especializado Marizanda Dantas (CAEE) surgiu da necessidade de oferecer uma educação voltada para ensino peculiar das crianças e dos adolescentes portadores de deficiência auditiva.

O nosso projeto educacional, pautado na perspectiva do bilinguísmo, oferece uma escolarização que possui o ensino da Língua de Sinais - Libras - como língua de instrução, ao mesmo tempo em que adotamos a metodologia da Pedagogia Visual para o desenvolvimento do currículo comum e do ensino da Língua Portuguesa como segunda língua.

Em nossa proposta pedagógica, o ensino da Libras e da Língua Portuguesa (na modalidade escrita) são priorizadas em todo processo educativo.

Atualmente, em nosso centro, temos cerca de 100 crianças e adolescentes que frequentam as turmas da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Atendimento Educacional Especializado (AEE).

O trabalho educativo surgiu da necessidade de oferecer uma educação voltada para o ensino peculiar das crianças e adolescentes com deficiência auditiva e surdez.

A atual proposta contempla o Atendimento Educacional Especializado (AEE) previsto na Constituição Federal de 1988 e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996) e regulamentado pelo Decreto Federal 7.611/2011. A AEE é o conjunto de atividades, recursos de acessibilidade e pedagógico, organizados continuamente, para contemplar e suplementar a formação de alunos com deficiência.

No AEE para alunos surdos é contemplado o ensino de Libras, o ensino em Libras e o ensino da Língua Portuguesa como segunda língua (modalidade escrita). Esse atendimento é oferecido no turno oposto
ao da escolarização regular.

Além disso, o CAEE/APADA realiza um trabalho de parceria com as escolas regulares, através das secretarias municipal e estadual de educação, visando o aperfeiçoamento das práticas educacionais da escola comum, e, assim, contribui para a inclusão escular dos alunos com surdez. Tal assessoria inclui formação de professores e acompanhamento às escolas.

O projeto pedagógico oferece ainda a Educação Infantil para crianças surdas, avaliação psicopedagógica e atendimento especializado para crianças implantadas.

Oferecemos oficinas de informática, percussão, expressão corporal e teatro.


Oficinas:

Pensando na formação global de cada aluno, oferecemos oficinas de:

percussao
teatro
informatica_educativa
artes

libras
Oficina de Expressão Corporal (Educação Física)

Rua Ilhéus, nº. 96 – Parque Cruz Aguiar, Rio Vermelho, Salvador, Bahia. CEP: 41940-570. Tel: (71) 3334-1468

© Copyright 2011, APADA-BA. Todos os direitos reservados.

ucsalg1apada-baDesenvolvido por Diego Web Solutions